top of page
Buscar

QI: Um construto multidimensional

  • Foto do escritor: Ciência AHSD
    Ciência AHSD
  • 24 de mar.
  • 2 min de leitura
ree

Inteligência avaliada nos testes com maior evidência científica é baseada em uma hierarquia de habilidades cognitivas humanas.


Essa hierarquia é aberta e incorpora uma série de entidades teóricas, um conjunto de teorias psicológicas provenientes da psicologia cognitiva.


O comportamento se relaciona com a cognição e uma série de tarefas cognitivas podem responder certos comportamentos relacionados à inteligência.


Sim o teste é predominantemente verbal, ou seja, pessoas com maior nível de instrução, acesso à ambiente que estimule a leitura, escrita e educação formal tem maior probabilidade de ter um QI maior, além disso é comprovado que alimentação, fatores econômicos e outras questões tem impacto no desenvolvimento da inteligência.


Por que nossos cérebros são plásticos! Adaptáveis e cheio de estratégias de compensação e aprendizagem. Estar vivo é aprender!


No entanto é importante frisar que muitos construtos foram incorporados nos testes baseados em CHC, especialmente relacionados à tipos de raciocínio, memória, habilidades visomotoras e FUNÇÕES EXECUTIVAS.


Então, sim, com intervenção QI sobe. Especialmente o domínio verbal e executivo do teste.


Mas e quando sabemos que uma pessoa é superdotada à partir dos testes de inteligência. Assim como as demais condições há padrões de comportamento e respostas esperados no perfil superdotado que vão além do QI total.


Não à toa estamos falando de uma hierarquia de habilidades.


Os testes baseados em CHC vão oferecer um QI total ou um fator geral de inteligência. Mas estão longe de ser unidimensionais e reducionistas.


É claro, é necessário que o avaliador tenha repertório para uma avaliação criteriosa para além de interpretar tabelas e scores.


Os testes de inteligência são restritos à psicólogos, porém a ciência cognitiva é interdisciplinar e outros profissionais, tal qual neuropsicopedagogos podem atuar com uso de instrumentos não restritos.


Um bom avaliador é um exímio curioso das ciências cognitivas e do comportamento humano!

 
 
 

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page